Titicaca: o Lago navegável mais alto do mundo!

Sempre tive vontade de conhecer o Lago Titicaca. Essa pendência ficou desde a minha viagem ao Peru, quando resolvi tirar Puno do roteiro por falta de tempo. Mas me prometi que iria conhecê-lo quando fosse a Bolívia, e cá está o pagamento da promessa...
Parte norte da Isla del Sol

Dia 12 - 11/11: Conhecendo a Isla Del Sol

Acordamos cedo e fomos um dos primeiros no café da manhã. O ônibus acabou atrasando um pouco. Deixamos as mochilas grandes no depósito do hostel e fomos só com as pequenas, com poucas mudas de roupa.
Na estrada, chegando a San Pablo de Tiquina
Pegamos um ônibus turístico e este foi direto a Copacabana. Acho que os normais param em El Alto para pegar mais passageiros. Nesse dia pudemos ver como La Paz é diferente, sendo um vale cercado por muita gente!

Pegando o barco para atravessar o Estreito de Tiquina
Entre cochiladas, dava para admirar a vista das montanhas e do lago Titicaca conforme íamos nos aproximando de Copacabana. O ônibus para em San Pablo de Tiquina para podermos atravessar o estreito de Tiquina e seguir viagem. Primeiro, fomos ao banheiro. Depois fomos no pier e compramos o ticket para atravessarmos de barco. As mochilas ficam no ônibus, que atravessa de balsa.
San Pedro de Tiquina
Do outro lado, em San Pedro de Tiquina, o ônibus nos recolhe e prosseguimos.até a parada final, Copacabana. Chegamos na hora do almoço. Pesquisamos rapidamente os preços dos barcos para a Isla del Sol e do ônibus para voltar a La Paz. Compramos na mesma agência os dois tickets e fomos procurar comida. Paramos num restaurante perto do lago, o Bambu's, com o menu do dia composto de truta e batatas fritas, além de um creme de cogumelo de entrada. Aproveitamos o wifi do restaurante para falar com a família e confirmar a reserva do hostel de La Paz para o dia seguinte.
A truta
Fomos para o porto e, com o nosso ticket, procuramos o barco que nos levaria para a parte norte da Isla del Sol. Ficamos na parte de cima, para tomar sol e vento. A primeira parada foi na parte sul da Isla de Sol, onde há mais estrutura de pousadas e restaurantes. Algumas pessoas desembarcaram ali. Nós continuamos até a parte norte, área mais roots!

No lago titicaca

Parte sul da Isla del Sol

Barcos típicos na parte sul
Ao desembarcarmos, fomos abordados por várias pessoas, inclusive crianças, oferecendo acomodações. Acabamos simpatizando com um menino, que nos levou ao hostel Mirador del Sol, que custou apenas 20 bolivianos por pessoa. Ele fica bem no canto direito da ilha, com uma vista incrível 'do mar', apesar de suas acomodações bem simples.
Parte norte da Isla del Sol
Titicaca e eu
Choula descansando a beira d'água
Saímos a explorar a ilha. Passamos pela viela, um campo de futebol, onde havia uma reunião de locais. Fomos subindo, até encontrarmos a trilha inca, que conecta a parte norte ao sul. A ideia era fazê-la no dia seguinte, mas já que estávamos ali, seguimos até o final, na cidade em ruínas.

No alto da montanha, uma choula perto de uma fogueira

Trilha inca que conecta a parte norte ao sul

Ovelhas pastando nas ruínas
Pelas minhas leituras, a visitação das ruínas era paga. Mas quando chegamos lá, não havia ninguém cobrando. Talvez fosse pelo horário, já que era fim do dia. Passamos por uma mesa (de sacrifício, talvez) e prosseguimos até as ruínas, que estavam em bom estado de conservação. Exploramos aleatoriamente, até o sol se por e pintar as pedras de laranja.

a mesa

Por entre as ruínas

O sol se pondo
Voltamos para a viela já a noite. DICA: Leve uma lanterna, de preferência de cabeça, pois não quase há iluminação pública na ilha. Procuramos algum lugar para jantar. Achamos os restaurantes à beira do lago caros. Andando um pouco mais para dentro, achamos um menu do dia a 20 bolivianos. Tomamos sopa de quinoa e comemos uma truta salmonada com salada, tudo muito gostoso. Para acompanhar, Paceña! rsrs
Sopa de quinoa

Truta com salada
Depois voltamos para o hostel, ficamos escutando uma música e fomos dormir. Não tinha muito mais o que fazer por ali...rs

Dia 13 - 12/11: Copacabana boliviana

Acordo com chuva! O tempo estava bem fechado. Tomamos um café da manhã com os nossos biscoitos e decidimos voltar para Copacabana, já que não queríamos fazer a trilha com chuva.
Vista do nosso quarto
Fomos para o cais e logo sairia um barco. Nos abrigamos na parte de baixo, que é fechada. O lago estava batendo razoavelmente. Refizemos o caminho de volta, com a parada na parte sul da ilha, dessa vez, para pegarmos passageiros.
chegando em Copacabana pelo lago
Chegamos em Copacabana por volta da hora do almoço. Passamos na agência onde compramos o ticket de ônibus para trocar a passagem de La Paz para um horário mais cedo. Conseguimos, mas tivemos que pagar a diferença do valor.

Ruas de Copacabana
Demos uma volta pela cidade, passando por várias lojas de souvenir e uma feira de rua. Paramos na Igreja de Nossa Senhora de Copacabana para algumas fotos. Almoçamos num restaurante da rua principal e ficamos tomando cerveja até a hora de voltarmos a La Paz, onde nos aguardava a maior aventura das nossas vidas...

Igreja de Nossa Senhora de Copacabana

Comentários