Só o cume interessa: Morro do gato, Parque Estadual dos Três Picos

Em outubro de 2014, voltei ao paraíso a salinas. Dessa vez, a ideia era escalar no sábado e fazer alguma trilha no domingo. Para quem não leu os relatos anteriores, aproveite e conheça um pouco mais sobre o Pico Menor e Travessia Vale dos Deuses-Vale dos Frades.
Morro do Gato à esquerda e os Três Picos à direita
Saímos uma sexta-feira à noite, bem tarde. Conseguimos chegar no abrigo ainda sexta. Dessa vez, ficamos no Refúgio das águas, que é do Sérgio Tartari. Aqui, o esquema é mais parecido com o de um hostel, com quartos com beliches e banheiro coletivo. Guardamos as coisas do café da manhã na geladeira, da cozinha também coletiva, e fomos dormir.

Após o café da manhã, seguimos a trilha para o Morro do Gato, cujo cume é de frente para os três picos. a trilha tem um trecho íngreme, compartilhado com umas vacas que nem se importam com a sua presença...rsrs. Chegamos à base da via Bode da Tarde (D1 4o. IV E1 130m) e já começamos a nos equipar. O Alex não estava se sentindo bem, e acabou preferindo não escalar. Ele nos esperaria na base.
Calango na base da via
Nos encordamos, e o Alexandre guiaria a primeira enfiada. Quando ele fez a minha segurança e comecei a escalar, percebi que a proteção E1 dali não era tão próxima como estava acostumada por aqui no Rio. Na minha humilde opinião, era mais um E2, ou um E1 padrão salinas como eu preferi chamar. O restante da via foi guiado pelo Ulisses.

Ulisses e Alexandre chegando ao cume
Chegamos ao cume ainda cedo. Curtimos o visual e poderíamos ter ficado ali por mais tempo, no meio do 'nada'. Mas fomos interrompido por um som de música bem alta; aparentemente havia algum churrasco num sítio próximo.

Vista privilegiada para os três picos

Mais paisagem a partir do cume
Fizemos o rapel e encontramos o Alex no mesmo lugar que o deixamos, agora já se sentindo melhor. Voltamos para o abrigo para decidir o que comeríamos de almojanta. Naquele fim de semana, o Tartari não tinha cerveja pronta e nem poderia fazer pizza integral. Acabamos indo numa pizzaria que está no vilarejo próximo dali. Finalizamos a noite com um vinho que havíamos levado de casa.
Foto 'oficial' da escalada
No dia seguinte, acabamos acordando mais tarde que o programado. Tinha acabado de entrar o horário de verão e 'perdemos' uma hora. Subimos até o Vale dos Deuses e tentamos achar a trilha para a cabeça do Dragão, mas acabamos não achando.

Alex no vale dos Deuses
Voltamos para o abrigo e ficamos relaxando até a hora de ir embora. No meio do caminho, ainda paramos em Teresópolis para o almoço e ver o sol se pôr. Depois, caminho rumo ao lar...

Comentários