A cidade dos Vulcões

Chegamos em Arequipa em torno das 6 da manhã. Passamos rapidamente pelo guichê da Cruz del Sur e compramos a passagem para Ica dali a dois dias. Negociamos o taxi até um dos hostels que eu tinha anotado como recomendado. Chegamos lá junto com mais três americanos. Descobrimos que tinha vaga para nós três, mas que teríamos que aguardar até a tarde pra entrar no quarto. Negociei de tomar o café da manhã logo, já que no dia seguinte sairíamos de madrugada, e já partimos para o banho pra dar aquela acordada.

Vulcão!!!
Partimos pra Plaza de Armas. Foi a mais bonita que eu vi. Tudo branquinho, tudo arrumadinho, várias árvores, a Igreja super bonita. Procuramos uma agência para fecharmos logo o trekking de 2 dias no Vale do Colca. Após entrar em algumas, encontrar um guia que se achava mais esperto que carioca, fechamos o passeio. Vale dizer que Arequipa é a segunda maior cidade do Peru, conhecida como a cidade branca, devido aos tijolos serem de matéria vulcânica, que lhes dá a cor branca, além de ter uma arquitetura colonial bem preservada.
Na Plaza de Armas, com a catedral ao fundo
Todos os vulcões juntos
Visitamos o Mosteiro de Santa Catalina, que conta um pouco da história das freiras que viveram por ali. Ele é bem grande e possui uma linda vista para os vulcões que rodeiam a cidade: El Misti, Chachani e Pichu Pichu. Dali seguimos caminhando pela cidade. No meio do caminho, tomei um queso helado, que tinha um gosto similar ao curau com canela. Provem! Fomos ao Mirador de Yanahuara, que fica numa parte alta da cidade, com uma bela visão panorâmica. Ali perto há uma feira de artesanato e vários restaurantes. Almoçamos em um numa das várias ruelas. Pedimos o menu do dia e tomamos a primeira e última Arequipeña: cerveja quente e ruim!!!

No mosteiro de Santa Catalina
Mais mosteiro

Mais mosteiro
Depois de comidos, chamamos um taxi para subirmos até o mirador Carmen Alto, numa parte um pouco mais distante do centro. A vista é diferente das que tivemos até ali. Quando voltamos para o centro histórico, passamos no Museu dos Santuários Andinos, onde se encontra a famosa múmia Juanita. Dizem que ela foi uma princesa inca que foi oferecida aos deuses no Vulcão Ampato. Ela ficou famosa pois foi encontrada num estado super bem conservado. Ela não está no museu o ano todo, sendo substituídas por outras múmias quando está fora sendo estudada.
Mirador de Yanahuara

Mirador Carmen Alto


Voltamos para o hostel e finalmente conhecemos nosso quarto, que seria dividido com mais três paulistas! E ainda tivemos um bônus: a sacado do quarto era de cara para o El Misti <3. Fizemos hora nos hostel, bebendo cerveja, jogando sinuca e vendo TV junto com os cachorros. Saímos pra jantar, o que foi uma escolha demorada devido à minha indecisão. Voltamos cedo para o hostel e encontramos no meio do caminho a galera de lá liderada pelos americanos. Eles nos chamaram pra noitada, mas a recusamos, já que teríamos que estar às 3 da manhã de pé para irmos ao Vale. Confesso que fiquei um pouco triste por não poder sair naquela noite...

Vista da varanda do quarto

As aventuras pelo Vale do Colca contarei na próxima postagem...

Comentários