Pelas águas de Foz do Iguaçu

Voltando a escrever o retrospectivo das minhas viagens (onde parei na minha segunda viagem a europa, para a Itália e Grécia, esse link), contarei sobre o ano de 2012. Esse foi ‘pouco’ produtivo no quesito viagem, já que passei o carnaval e as férias estudando para concurso.

A única ‘férias’ que tive foi o feriado prolongado em novembro, que emendei Proclamação da República com o Dia da Consciência Negra, resultando em belos 6 dias. O destino escolhido dessa vez foi Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, e que faz fronteira com Argentina e Paraguai.
As cataratas!
Peguei um voo direto do Rio para Foz, operado pela antiga webjet e que agora era controlado pela Gol. De taxi, cheguei no B&B que tinha reservado pelo airbnb, experiência que gostei bastante. O hoster passou algumas informações e fui almoçar num shopping ali perto. O resto do dia serviu para descansar. À noite, fui para o centro da cidade curtir a night. Parei na Água Doce Cachaçaria, e tomei a maior caipirinha de cerveja que vi na vida...rsrs
A caipirinha de cerveja gigante!

Amanheceu e pegamos o ônibus comum para ir ao Parque das Aves, zoológico bem interessante em que se entra dentro das gaiolas dos bichos. Apesar da minha aversão a zoos, esse pareceu cuidar realmente dos bichos, e eles não pareciam ‘presos’. No fim do passeio, você pode tirar uma foto com uma arara ou com uma jiboia. Como a fila da arara tava grande, fiquei feliz em posar com a cobra!

Entrada do parque das aves

Conversando com o tucano
A cobra que ninguém queria tirar foto...
Quase em frente, fica o parque das cataratas, do lado brasileiro. As cataratas do Iguaçu estão na divisa entre Brasil e Argentina, com entradas para o parque de ambos os lados. Recomendo visitar primeiro o lado brasileiro, depois o argentino. A fila para se entrar no parque é um pouco grande, mas andou rápido. Comprei o ingresso e fui para a fila do ônibus. Ele te leva até o início das passarelas, passando por um hotel de luxo que tem ali no parque. A caminhada pelas passarelas é curta, vendo as quedas de água de longe, até chegar, no final, à atração principal: a garganta do diabo, vista de frente! É muita gente, é muita água, precisa de um pouco de paciência, mas a experiência é única. De longe, dá pra ver a galera no lado argentino, nas passarelas que ficam em cima da garganta do diabo. Esse seria o passeio do dia seguinte...

Cataratas do lado brasileiro

De cara com a garganta del diablo
Dia seguinte, café tomado, partiu Argentina. Como sou pobre (rs), fui da forma econômica: peguei o ônibus até o terminal rodoviário de Foz. Ali do lado do terminal, é o ponto do ônibus internacional, que te leva até Puerto Iguazu. Apesar de ser ônibus internacional, o busão é bem velhinho. No caminho, para-se na aduana para fazer a migração e ir ao free shop, quem quiser. Você pede um ticket ao motorista para pegar um outro bus depois. No terminal de ônibus argentino, comprei a passagem de ida e volta para o parque das cataratas. Quando cheguei ao parque, a fila tava bem menor. Desse lado, a gente pega um trem ao invés de ônibus, e existem vários níveis para visitar. Logo, é um passeio de dia inteiro, onde se caminha bastante, e ficará molhado! Recomendo usar uma papete e roupas que sequem rápido. Ou relaxe e curta o geladinho da água! Hahahaha
No trenzinho para as cataratas argentinas

Aqui destaco a trilha para a garganta do diabo. Você vê a cachoeira de cima, um barulho ensurdecedor, que te molha substancialmente. É muito legal. Aproveitei e fiz o passeio de barco pelas cataratas. Existem a versão do lado brasileiro, mas é bem mais caro que do lado argentino. Você sobe num bote motorizado, que é conduzido para debaixo de umas quedas de água! Ainda se você quiser, pode ficar numa praiazinha relaxando... No fim do dia, almojantei um típico bife de chorizo numa churrascaria ali perto da rodoviária. Depois fiz o caminho inverso para o B&B.
Em cima da Gargando del Diablo

No caminho para fazer o passeio de barco. Ao fundo, bote e a prainha para relaxar
O quarto dia da viagem tava reservado para fazer o passeio à Hidrelétrica Binacional de Itaipu. Tinha comprado online o tour completo, que visita o interior de uma turbina. Uma fila pequena para mostrar o ingresso e fiquei aguardando a minha vez. Há uma exposição ali que mostra algumas fotos da construção e maquete de alguns setores. Chegou o ônibus que nos levaria para conhecer a região. Até zoológico eles têm, mas pulei essa parte. Para quem se interessar, existe o passeio noturno; deve ser interessante ver itaipu iluminada.
Visitando Itaipu

Conhecendo uma turbina de perto
Dali, parti para fazer comprar no Paraguai! Isso mesmo, momento muambeira.  Imagina o caos; multiplica por 3. É o que eu senti para atravessar a ponte da amizade. Decidi ir a pé mesmo, pq a confusão de carros me dava uma aflição. Do outro lado, passei na aduana para carimbar o meu passaporte, mas isso é solenemente ignorado (a polícia ali não tá nem aí pra vc). Em poucos minutos no lado paraguaio e fui quase atropelada duas vezes. Uma confusão de pessoas, vans, taxis, muamba, barracas...CAOS!!!! Entrei numa das lojas e comprei o Victoria Secret. Entrei numa galeria e comi um Mcdonalds, pois a fome já era grande. Depois passei em outra loja pra comprar minha máquina fotográfica. Na volta para o Brasil, eu queria pegar um taxi, mas tava impossível. Fui à pé mesmo. Resultado: a polícia federal brasileira me parou, pra fiscalizar as minhas comprar. No fim, descobri que tinha pago mais caro pela minha máquina; eles ficaram com pena e liberaram sem cobrar imposto. Voltei para o B&B e comi no shopping msm, sem forças pra fazer grandes coisas.
Barraca da Miriam em Puerto Iguazu

Último dia inteiro de viagem e eu queria visitar o Templo Budista e a Tríplice Fronteira. Mas meu companheiro da viagem não quis, e tive que me contentar a voltar a Puerto Iguazu. Curti, pois aproveitei pra comprar azeite (muito bom! Me arrependi de ter comprado apenas um litro), alfajores e quilmes. Comi empanadas deliciosas e almocei de novo no restaurante do bife de chorizo. Na volta, parei no duty free para compras. Foi o único lugar que achei uma tequila deliciosa por míseros 10 dólares.
As famosas empanadas
Depois, foi matar um pouco do tempo antes de voltar pra casa. Ressalto que a ação da polícia federal é intensa no aeroporto. ANtes de despachar, suas malas passarão pelo raio-X em frente a um policial. Então, é bom ter tudo legalizado para voltar pra casa. Com quatro dias, vc consegue conhecer as principais atrações de Foz do Iguaçu, e ainda umas comprinhas no Paraguai e no Duty Free.

Comentários