Descobrindo Berlim (Parte 2)

Minha passagem por Berlim foi cansativa. Muita coisa que eu queria ver, os meus pés que doíam por causa das bolhas e o mal humor dos alemães fizeram com que a minha experiência não tenha sido tão legal. Para mim, Berlim foi a cidade que menos gostei nesse roteiro.


Dia 12 – 11/05: Visitando a casa da Angela Merkel

O melhor café da manhã da viagem foi nesse hostel. Até iogurte e cereal tinha! O que achei estranho foi ter Coca-Cola tb, mas enfim. Após o café, encontramos a Natália que iria nos acompanhar ao museu. Escolhemos ir ao Neues Museum, onde está exposto o busto de Nefertiti. Para quem gosta da história egípcia, recomendo muito. DICA: Se pretende visitar mais de um museu, compre o MUSEUM CARD; vc economiza tempo e dinheiro.
Desejando o ouro alheio...rsrs

Múmias!

Um templo transferido pra Alemanha
Depois de passar a manhã no museu, fomos ao parlamento alemão, pois a nossa visita estava agendada para às 15:00. DICA: Reserve antecipadamente a visita pelo site http://www.bundestag.de/htdocs_e/visits/kuppel e terá a oportunidade de conhecer o terraço com o domo de vidro, além de ter mais detalhes sobre a história da Alemanha. É de graça! Como estava tendo uma visita de algum chefe de estado, que eu não lembro, quase todas as ruas ali no centro estavam fechadas. E tava quase na hora da gente entrar! Resultado: corre com os pés cheios de bolha e fica sem almoço!!! No fim tudo deu certo, mostrei o papel da reserva e nos convidaram pra passar pela segurança.
Andando atrás da ilha dos museus

Entrada do Parlamento alemão
Primeiro, vc passa pelo detector de metais, assim como a sua bolsa. Esperamos a nossa guia chegar, que nos levou até a entrada. Aqui, primeiro a porta de fora abre, todos entram numa antessala, a porta fecha; então a porta interna se abre, e aí sim podemos entrar no prédio. Segurança máxima. O prédio é super novo, já que foi destruído na 2° guerra. Eles mantiveram algumas paredes, com as pichações dos soldados russos que tomaram Berlim. O interessante, é que a cidade foi tomada no dia 2/05/45, que é a do meu aniversário! Depois de muita história, fomos convidados a visitar o terraço. De lá, a vista da cidade é linda e o domo tb.
Marcas deixadas pelos russos quando tomaram Berlim em 02/05/1945.

Prédios anexos ao parlamento. Eles são unidos, para representar a unificação alemã após queda do muro de Berlim.

Onde tudo acontece

Vista do terraço do parlamento

O lindo domo de vidro
Já eram mais de 17 horas e a fome batia com força! Descemos e comi num restaurante ali perto mesmo. Mais um prato de salsichão, dessa vez o branco, com salada de batata! Dali fomos caminhar no Tiergarten. Que coisa linda aquele parque verde no meio da cidade! Fomos andando até o final, onde tem a Coluna da Vitória (Siegessäule). Nesse ponto, eu já estava cansada de andar e meus pés doloridos das bolhas. Tentamos pegar um busão, mas, pra variar, as ruas estavam fechadas por causa do tal cara importante. Perguntamos a uns policiais onde pegar um transporte público. Seguimos as indicações deles e pegamos um trem.
Caminhando para o Tiergarten


Tiergarten

Coluna Vitória

Decidimos esticar até a East Side Gallery. É um trecho de mais 1km do muro de Berlim que virou local de arte. Várias pinturas no muro foram permitidas. Pra variar, caminhamos toda a extensão; foi bem interessante. No fim, há uma abertura que vc pode passar para a margem do Rio Spree. Ali tivemos um lindo pôr-do-sol.
East Side Gallery

Pôr-do-sol no Rio Spree

Manutenção do muro duplo no east side gallery
Na volta, conhecemos um alemão com a sua bicicleta. A gente perguntou a ele onde pegar o metrô de volta a Alexander Platz. Ele falou que estava indo na mesma direção e nos acompanhou. Falou o que a gente tava achando da Alemanha. Falamos que Berlim era muito cosmopolita, tudo novo e tal. Ele disse que Berlim não era Alemanha! Hahah. Que se a gente quisesse conhecer de verdade, tínhamos que ir pro interior, por exemplo Colônia. Nos despedimos dele e catamos o metrô.

Vivian decidiu ir a Primark da Alexander Platz. Eu só pensava em sentar! Hahaha. Me despedi dela, comprei um yakssoba do china no quiosque no metrô e levei a minha caixinha pra comer no hostel. Lá, encontrei com os brasileiros. Jantei, dividi uma cerva com eles e fiquei de bobeira. Os meninos queriam achar uma balada perto do east side, aproveitando o aluguel da bike deles. Eu, pra variar, queria dormir. Me despedi deles e parti para o quarto. Mandar notícias que eu tava viva, banho e cama. Depois fiquei sabendo que a noite deles foi perdida, que a tal balada era um fiasco...

Custos:
Passe transporte: EUR6,90
Museum card: EUR24
Almoço: EUR5,50
China box: EUR2,50
Cervejas no hostel: EUR3,50

Dia 13 – 12/05/15: Vendo de perto as ruínas da segunda guerra

Um fato interessante dessa viagem foi o meu pai! Ele nunca viajou pra fora (com exceção de Cancun) e seu nível de usuário do computador é tal que ele precisa de ajuda para anexar arquivos no email! Mesmo assim, qdo ele respondia aos meus e-mails, passou a me dar dicas de lugares a visitar! Achei muito fofo...rsrs
Gedachtniskirche
Seguindo uma dica dele, começamos o dia visitando a Gedachtniskirche. São ruínas de uma igreja super famosa na época do império alemão, que serviu até para casamento real. Durante os bombardeios da segunda guerra, só sobrou uma de suas torres. Vc pode ver as marcas de tiros nas suas paredes. Mais uma vez, recordando o passado para não repetir o futuro. Ao lado, foi feita uma igreja, cujos vitrais foram refeitos com os vidros da Gedachtniskirche. Achei tudo muito interessante e é de graça!
Igreja anexa, cujos vitrais foram reconstruídos com os vidros que sobraram da Gedachtniskirche
Dali, como tínhamos o museum pass, demos uma volta no Pergamon Museum e na Galeria de Arte Nacional. Algumas alas estavam fechadas, o que encurtou a visita. Mais mostras de história antiga, algumas gigantescas! A galeria de arte deve ser interessante pra quem gosta de arte! Rsrs. Como não ligo tanto, só dei uma passada mesmo...
Pergamon Museum

Ala de arte islâmica
Voltamos para o hostel e aproveitei pra almoçar um burgão que tava em promoção. Dali, voltamos ao monumento do Holocausto, pq queríamos ver a exposição de lá. Mas por causa de um evento, chegamos na hora que estava fechando... L Para compensar, passamos na loja da Lindt que achamos no caminho, e compramos várias barras em promoção :D. Fomos a Postdamer Platz, que é super moderna. Ficamos ali um tempo olhando o movimento, relaxando. Na volta para o hostel, passamos na Alexander Platz e me atrevi a olhar a Primark. Sinceramente, nada me interessou ali, mas há quem se fascine com os preços baixos da loja.

O início da pequena coleção
A noite foi no hostel para variar. Tinha jogo da champions league e tava bem animado. Eu descobri a bela combinação de cerveja com juggemaster! Natalia tinha uma garrafa de juggemaster e queria acabar com ela, e eu fiz o ‘favor’ de ajuda-la. Essa noite foi a vez da Vivian tirar onda...posso dizer que fizemos intercâmbio com a Letônia...rsrs

Custos:
Almoço no hostel: EUR6
Lindt: EUR5,18
Janta (cerveja): EUR3,30

Comentários