Descobrindo Berlim (Parte 1)

Dia 11 – 10/05: O dia que eu perdi a minha bolsa!

A viagem noturna foi tranquila, apesar da luz da televisão na minha cara, que foi facilmente esquecida quando peguei no sono. Chegamos em Berlim antes do previsto, umas 7 e pouca. Fomos recebidas por um frio da po##@. Tava mais frio que o primeiro dia em Amsterdã... :/
Portão de Brandemburgo
Ainda meio perdidas, entramos na rodoviária para tentar nos encontrar. Queríamos achar a estação do trem que era ali perto, de acordo com as minhas indicações do maps. Colocamos as nossas mochilas nas cadeiras de espera, vesti o corta-vento, sobretudo, toca e a pashmina. Agora sim mais quentinha, vi uma placa lá fora, com indicação de U, que se refere às estações de trem. Fomos por uma passagem subterrânea e uns 300m depois chegamos à estação. Tudo muito vazio àquela hora da manhã. Perguntamos à atendente da lojinha como pegar o trem e quanto custava o ticket de um dia. Quando fui pegar o dinheiro na minha bolsa, ela não estava no meu ombro! Olhei pro balcão e ela tb não estava ali. Fiz um recap mental rapidamente e lembrei que tinha deixado na cadeira qdo fui colocar os agasalhos na rodoviária. Falei pra Vivian que já voltava e saí correndo em direção à rodoviária, com mochila e tudo nas costas.
Coisinhas vendidas pelos camelôs
No caminho, eu só pensava na minha máquina e nas minhas fotos do Keukenhof, no meu passaporte, nos cartões de crédito. Acelera! Cheguei no local das mochilas e tinham duas meninas sentadas. Perguntei a elas se tinham visto a bolsa, e elas falaram que não. Fui na lanchonete ali em frente, e eles também não tinha visto. Fui ao achados e perdidos, e nada tinha aparecido ali. Procurei no desembarque e nada. Já estava traçando um plano, ao chegar no hostel procurar a embaixada e pedir um passaporte de emergência. Passei mais uma vez pelos bancos da rodoviária, quando me chamam da lanchonete. Perguntaram como era a minha bolsa e a descrevi. O cara levanta a minha bolsa e pergunta se era ela! Imagina o alívio, a felicidade, tudo junto e misturado!!! A vontade era de dar um beijo no alemão...rsrs. Soltei um “Thanks God”, agradeci ao alemão e peguei a minha bolsa, com tudo intacto ali dentro. A partir daí, passei a acreditar ainda mais que Deus protege as crianças, os bêbados e os perdidos...rsrs
Gendarmenmarkt: a casa de concertos Konzerthaus e a Deutscher Dom
Voltei para a estação do trem e comprei o meu ticket. Ficamos esperando o trem muito tempo e nada dele passar. Perguntamos a uma menina que estava ali esperando tb e ela falou que estava tendo uma greve e os horários eram irregulares. Voltei para a lojinha do ticket do trem e perguntei se havia outra forma de chegar à Alexanderplatz, onde estava o nosso hostel. Ela explicou que poderíamos pegar o metrô! E o melhor, ele não estava em greve...hehe
Catedral de Berlim
Chegamos ao hostel eram umas 9:30. Ainda não poderíamos fazer checkin, mas poderíamos tomar o café! O locker era numa sala ao lado do hostel. Fomos guardar as mochilas e escutamos português! Perguntamos Brasileiros? Todos responderam sim!! Uma confusão só nos lockers. Nos apresentamos. A galera ali estava toda na europa, fazendo intercâmbio. Eles falaram que iriam fazer um walking tour que iria sair às 10:00. A gente decidiu ir junto, era só guardar as mochilas. O locker era pago, mas dava para dividir um entre nós duas. Quando fomos setar a máquina, achamos uma moeda de 2 euros, justamente o valor da diária! A sorte estava sorrindo com gosto pra mim!
Memorial ao holocausto
O walking tour se transformou num running tour!!! Sério, fomos apressados em tudo, e o meu pé reclamando das bolhas (lembram delas em Barcelona? Só pioraram!). Passamos pela torre de TV, o portão de Bradenburg, o memorial ao Holocausto, um estacionamento onde estava o bunker do Hitler enterrado, o checkpoint Charlie, o muro de Berlim intacto, prédios que serviram ao governo nazista, a catedral de Berlim, onde terminou o passeio. Aqui vale dizer que Berlim estava toda em obras, tipo no Rio. Demos um tip à guia e voltamos ao hostel para comer e fazer o checkin. Passamos por um prédio bonito e resolvemos entrar. Era de graça mesmo e estava quentinho! Ali era uma espécie de museu, com a maquete da reconstrução do castelo de Berlim! Tinha umas exposições bonitinhas tb.
Check Point Charlie
No hostel, combinamos de nos encontrar dali a 30 minutos, depois do banho para podermos comer. Ficamos no St. Cristopher’s Inn, num quarto para 20 pessoas! O hostel é bem moderno, com camas com cortina e tomadas individuais. Tem um bar que os locais frequentam, onde é servido o café da manhã e almoço. Ótima infraestrutura, recomendo. Quem estivesse hospedado, tinha 20% de desconto no restaurante. Meu almoço foi um currywrust com fritas e salada, delicioso! Amor à primeira vista! DICA: Sem trocadilhos, comam os salsichões alemães! Provei todos e gostei, e são de longe bem melhores dos vendidos aqui.
Currywrust
Já reunidos, o grupo de seis brasileiros e o irã (que estava sozinho e se uniu a gente) fomos à Topografia do Terror. Mais uma atração de graça, conta a história da Alemanha fascista de 1933 a 1945. Foi surpreendente que os alemães não escondem o que fizeram de ruim. Pelo contrário, tudo é exposto em ‘memoriais’, para se lembrarem do que aconteceu e para não repetirem o que deu errado. Após sermos ‘expulsos’ pois o local tava fechando, voltamos andando para o hostel. No meu caso, mancando. Passamos no mercado para comprar a janta e cervejas. Fomos para o quarto dos meninos e começamos a festa. Aí chegou o australiano, que trocou de roupa na nossa frente (?!) e já partiu pra cama. Vimos que estávamos sendo expulsos na delicadeza. A outra menina disse que o seu quarto tinha uma cozinha, era quase um apartamento. Fomos até lá e continuamos as nossas biritas. De repente, sai uma mulher revoltada, e nos expulsa dali sem delicadeza! Descemos para o bar do hostel, e tava bombando! Tava rolando um jogo da champions league e os homens tavam hipnotizados. Eu já estava pedindo arrego e queria mais era cama. Me despedi da galera e partiu berço!
Topografia do Terror


Custos:
Passe de transporte de 1 dia: EUR6,90
Walking tour: EUR2
Almoço + cerveja: EUR8,38
Jantar: EUR2,68
St. Christopher’s Inn: EU53,55


(Continua...)

Comentários