No coração da Catalunha (parte 1)

Senta que lá vem história!. Foram 4 dias intensos em Barcelona, com direito a cerveja de EUR0,50, modernismo, história medieval, gripe e balada!

Dia 3 – 02/05/2015: Meu niver com Gaudí

Chegamos na rodoviária em Barcelona umas 7:30. Escolhemos a estação Barcelona Nord, por ser uns 10 minutos caminhando para o nosso hostel. Escolhemos o Hola Hostel Eixample, no bairro de Eixample, e recomendo muitíssimo. Dá pra ir andando para a Sagrada Família, La Pedrera, Parc de la Ciutadela, Bairro el Born...Usamos pouco o transporte público.
Sagrada Família por fora

Deixamos as nossas mochilas no locker, porque o checkin só poderia ser feito a tarde. Nos deixaram tomar banho e tomar o café. Depois de dois dias sem banho, foi um alívio muito grande aquele chuveiro quente à disposição...rsrs. Virei até gente de novo! O café da manhã era básico, com pão, torrada, geleia, manteiga, nutella, queijo e presunto. O café era da máquina, assim como refresco. A cozinha equipada, dava para fazer um rango tranquilamente. Estômago cheio, fomos para a Sagrada Família, uma das obras icônicas de Gaudi. DICA: Compre o ingresso com antecedência, evitará uma enorme fila. Essa igreja é fodástica, vale cada centavo. Ela é ainda mais bonita por dentro.
Sagrada família por dentro

Depois de 500 mil fotos, saímos andando em direção a Passeig de Gracia. Segunda parada, La Pedrera. Dessa vez Guadi tinha sido contratado pra fazer a casa de alguém espanhol...rs. A fila não tava grande, mas deu pra dar uma fritada debaixo do sol. O passeio é interessante e avista do terraço vale à pena.
Terraço da La pedrera

Fachada da La Pedrera

Já estava na hora do almoço e partimos catar um restaurante. Todos ali em volta do passeig de gracia são mais caros. Começamos a olhas as ruas paralelas e achamos um com um menu por 8,50 euros. Não estava tão dentro do orçamento, mas era meu aniversário e queria comer bem. Tinha direito à cesta de pães, um prato principal e uma bebida. A Vivian pediu cerveja e eu vinho. Tamanha foi a minha surpresa, qdo o garçom chegou com a taça, abriu a garrafa, me serviu e DEIXOU a garrafa na mesa. Nossa, eu era a cara da felicidade por ter ganho uma garrafa de vinho MAIS a comida só por 8 euros... Como sou contra desperdícios, consumi toda a garrafa. :D
Paseig de Gracia
Muito mais feliz após o almoço, Vivian queria ir à Casa Batló. Eu a acompanhei até a entrada e a deixei lá. Já tinha visto o suficiente de Gaudi e poderia usar o dinheiro da entrada para coisas mais interessantes (digo, os biritis). Voltei para o hostel com uma leve dificuldade de andar em linha reta. Finalmente fiz o checkin e tive mais uma surpresa agradável. Quando a atendente descobriu que era meu aniversário, me deu três fichinhas para trocar no bar! Cerveza de grátis! Chegando ao quarto, descobri que nos colocaram num quarto quádruplo ao invés do de 16 camas como havíamos reservado! O quarto ficou só pra gente pelo mesmo preço!!! Parti para o soninho, porque afinal se passaram duas noites dormindo em ônibus e avião.
Casa Batló
À noite, nenhuma de nós ainda estava recuperada do cansaço. Isso que dá ter quase trinta e achar que tem 20 aninhos...hahaha. Conversei com o cara do hostel para indicar as boas por ali. Tinha a opção do pubcrawl, mas não tínhamos a energia para ir até de manhã na balada. Tava mais para um barzinho. Ele indicou um pub com rock perto do Arco do Triunfo. Fomos andando até lá e aí surge o meu primeiro problema na viagem: bolhas! Eu sempre fui cuidadosa com isso, já que faço trilhas, mas não sei porque dessa vez garoteei. As benditas começaram a surgir no mindinho, e dali até o fim da viagem só ia piorar... Voltando ao tal pub, andamos, mas não o achamos. Olhamos uma pra outra com cara de ‘E agora?’ quando escutamos um barulho de pessoas. Fomos seguindo o barulho, ele foi ficando mais alto e eis que chegamos ao bairro El Born, que é super movimentado à noite, um barzinho do lado do outro. Íamos andando e os promoters chamando para ir para seu respectivo canto, pq lá tava ‘bombando’. Uma delas nos convenceu a ir com ela pro seu bar. Conversou com o gerente, o cara olhou pras nossas caroças e ofereceu dois shots (que eles chamam de chupito) mais um mojito por 5 euros. E ainda tinha pipoca! Isso tudo porque era meu aniversário... :D Ficamos por lá, papeando até altas horas. Posso dizer que começamos com uma noite tranquila para o padrão de Barcelona, mas foi com o pé direito...

Custos:
Hostel (Hola Hostel Eixample): EUR45,20 (4 diárias + taxa de turismo da cidade)
Sagrada Família: EUR15
La Pedrera: EUR20,50
Almoço: EUR8,50
Caña+tapas no bar do hostel: EUR2
Mojito + 2 chupitos: EUR5

Dia 04 – 03/05: Domingo no parque

Acordamos relativamente cedo e partiu café da manhã. O nosso dia seria dedicado ao parque de la ciutadela. Antes de continuar, gostaria de indicar o site: http://www.passaportebcn.com/roteiros-por-barcelona/. Nos três dias seguintes me guiei pelos roteiros deles e foi bem proveitoso. Carregava a página do roteiro que queria fazer no meu celular e ia acompanhando na rua. Muito prático.
Então, nesse dia, fizemos roteiro 2, Parc de La ciutadela e El born (http://www.passaportebcn.com/roteiro-parc-de-la-ciutadella-e-el-born/).

Marco do modernismo, bem em frente ao arco do trinfo
Começamos pelo Arco do Triunfo, onde tava tendo um festival de música. Paramos um pouquinho para escutar a música, mas continuamos o caminho. Sugiro que aproveite cada centímetro do Parc de La Ciutadela, é bem bonito. No domingo fica cheio de crianças aproveitando o dia. No final dele, tem o zoológico de Barcelona, que eu não quis ir.
Arco do triunfo

Parlamento de Barcelona, no Parc de La Ciutadella

Carro d'Aurora

Dali visitamos o mercado de El Born, que tínhamos passado na noite anterior. O interessante é que eles mantiveram as escavações, dando pra ver as fundações de uns prédios romanos que existiram ali.
Mercat del Born e as escavações da época de dominação romana
Outros pontos interessantes desse roteiro foram a Igreja de Santa Maria del Mar, com um interior bem bonito, passando pelo museu de Picasso (a fila tava gigante, pois no primeiro domingo a entrada é de graça; não entramos) e o Mercat de Santa Catalina (que estava fechado, mas rolava uma música bem legal ali fora). Compramos uma empanada gigante de um mercadinho ali perto, sentamos no banquinho em frente ao mercado e ficamos escutando a música. Foi bem agradável. Depois passamos numa padaria, compramos um magno e seguimos para o Palau de Música Catalã, belíssimo, mas não entramos.
Passeando pelo El Born

Mercat de Santa Caterina

Palau de Musica Catala

Pegamos o metrô e seguimos para a estação Paral-lel. Dali tem integração com o funicular de Monjuic sem pagar novo transporte. Depois, pegamos um ônibus até o Castelo de Montjuic, sem pagar nada a mais. Seguimos mais ou menos esse roteiro http://www.passaportebcn.com/roteiro-parc-de-montjuic/. DICA: Todo domingo, a partir das 15:00, a entrada do castelo é de graça.
Castelo de Montjuic
Castelo de Montjuic
Porto de Barcelona visto do castelo
O castelo é bem medieval e tem uma vista linda do porto de Barcelona. Depois fomos descendo a pé e visitando o que achávamos interessante. A ideia era passar mais tempo no parque para dar tem de ver a Fonte Mágica no final. Mas estávamos cansada e preferimos abortar a missão.
Parc de Montjuic

Labralouco tomando banho na fonte

Na volta para o hostel, passamos num mercadinho e compramos nossa janta: uma salada de macarrão e cerveja. Paramos na praça Tetuan, que fica próximo ao hostel, sentamos num banquinho e desfrutamos a nossa saborosa refeição, olhando o movimento, a estátua. Gosto muito disso.
Para a noite, as meninas queriam ir a Barceloneta. Eu tava afim de voltar par El Born, pq ao menos lá eu sabia que tinham várias opções. Como era voto vencido, partimos para Barceloneta. Pegamos o metro e descemos na estação de mesmo nome. Andamos, andamos, andamos, meus pés dolorosos de tantas bolhas, e nada de encontrar um canto legal. Apenas restaurantes vendendo paellas e frutos do mar de todos os jeitos possíveis. Fomos adentrando umas ruas e só piorava: silêncio, tudo fechado. Encontramos uma alma viva que nos disse que naquele dia não tinha nada legal, e sugeriu que fôssemos a Las Ramblas. Pegamos o metrô e descemos na estação Liceu. Fomos andando pela Las Ramblas e um pub chamou a atenção: o Hogan. O clima tava legal, gente conversando, música boa. Fomos adentrando e encontramos uma mesa vazia. Quando olhamos para frente tinha uma mesa cheia de alemães, aparentemente. Nos entreolhamos e imediatamente decidimos ficar! Rsrs. Elegi a Guiness como a minha bebida da noite e curtimos aquele momento.

Custos:
Bilhete T10: EUR10 (para duas)
Almoço + sorvete: EUR2
Jantar no mercadinho + cerveja: EUR3,10
Night no Hogan’s: EUR5,50

(Continua...)

Comentários