Pelo mediterrâneo italiano

 As últimas duas paradas do Cruzeiro foram na Itália: Veneza e Ravenna. De Ravenna pegamos um trem noturno até Roma, aonde passamos mais cinco dias. Como quisemos economizar na diária, escolhemos o último horário do trem, o que foi uma ideia terrível. Primeiro, que tudo fechou às 19:00. Depois fomos expulsas da sala de espera e tivemos que esperar no banquinho do lado de fora, no frio. Precisamos fazer duas trocas de trem no meio da madrugada, tendo que carregar mala pra cima e pra baixo nas escadas. Nas cabines não tinha espaço pra guardar as malas, que ficaram do lado de fora no corredor. E o pior, tinha um cara muito fedorento dentro da cabine, que só roncou e não deixou ninguém dormir.... Ai perrengues....Partiu falar um pouco de cada lugar.

Veneza

Vista do navio, entrando e veneza


Todo mundo já ouviu falar de lá. A cidades dos canais estreitos, super romântica e a mais cara do universo! Só para ter uma ideia, um cappuccino na piazza San Marco, para tomar sentado, iria nos custar 12 euros! Bom, a brincadeira começou entrando na cidade de navio, muito show.
Piazza San Marco
 Ao desembarcar, pegamos o ‘busão’, que na verdade é um barco coletivo, e fomos até Murano, um ‘bairro’ famoso pelos cristais. 
No busão de Veneza

Andamos babando por tanta coisa colorida linda. Depois entramos numa fábrica e pagamos 5 euros pela apresentação de como eles fazem o cristal. Valeu à pena. Aproveitei e comprei uma máscara de carnaval, que me custou míseros 10 euros, mas deu um puta trabalho para conseguir carrega-la sem quebrar. 
Cristais lindos de Murano

Demonstração de como fazer um cristal

Depois, visitamos a Basílica de San Marco, toda dourada por dentro. Visitamos também o Palácio Ducal, único museu que atrevi a pagar para entrar ali. Interessante, vc vai até as celas onde os prisioneiros ficavam vendo o canal de dentro...imagino que era meio frustrantes para eles... 
Prisão do Palácio Ducal
Ponte do suspiro vista da prisão





















Já era fim de tarde e a Larissa me convenceu a fazer o passeio de gôndola. Era 100 euros por até 4 pessoas. No píer arranjamos duas irmãs japas que tavam afim de fazer o passeio e dividimos o custo. Detalhe, o gondoleiro só ficou dando em cima da gente e não queria tirar fotos delas...ri muito por dentro!
Passeio de gôndola

O gondoleiro safado...

Já anoitecendo, andamos um pouco mais pela cidade e pegamos o pôr do sol na Ponte di Ri Alto. Voltamos à noite para o navio, pois a fome já era grande e lá dentro tudo seria de graça.
Vista de Veneza da Ponte di Ri Alto

Ravenna



Nunca tinha ouvido falar dessa cidade, mas era o ponto final do cruzeiro. Desembarcamos ainda de manhã, catamos as nossas malas e deixamos numa loja de bikes do lado da estação de trem. Aproveitamos também para comprar a nossa passagem de trem para Roma. O mesmo sairia meia-noite, tempo de sobra pra aproveitar a cidade. E fizemos tudo o que tinha direito. A cidade é famosa por suas igrejas e mosaicos, que estão espalhados por toda a cidade. 
Mosaico símbolo de Ravenna

Mais mosaicos

Esse aqui ainda é educativo...

Como tempo tava sobrando, paramos num café e tomamos o cappuccino, que saiu por míseros 1,50 euro. Diferença grande de Veneza! 
Igreja

Mais igreja

Mais igreja

Túmulo de Dante Aleghieri

Rua aleatória

Estátua em homenagem a Garibaldi
Deu 18 horas e precisávamos tirar as nossas malas do locker. Aí ficamos fazendo hora na estação msm. Primeiro, no lounge, até que apareceu um guarda falando italiano, que não entendi p nenhuma. Mostrei o passaporte e a passagem e ele deixou a gente em paz. Ficamos usando o banheiro do McDonald’s da estação, que rendeu uma história engraçada, mas como não foi comigo, não contarei! Tanto o McDonald’s como o lounge fecharam às 22 hs. E lá fomos nós esperar no banquinho, no frio, até o bendito trem chegar. Mais duas conexões, mais sobe e desce de mala na escada, rumamos à Roma...
Passando frio na estação de Ravenna

Comentários