Para Roma com amor

Apesar do título, Roma é uma das cidades que menos gosto na Europa (só não sei se perde pra Berlim, estou na reflexão ainda...). Vou tentar explicar até o fim do relato.
Piazza Venezia e Monumento a Vittorio Emanuel

Piazza Navona e a embaixada do Brasil no canto esquerdo

Piazza Espagna

Chegamos no termini (terminal de trens, um pouco parecido com a Central do Brasil) lá pelas 7 da matina, depois de não ter dormido quase nada, ter feito as transferências na madrugada e aguentado o ser roncador fedorento na cabine. Perguntamos como chegar a Trastevere, bairro onde reservamos o nosso B&B. Descobrimos que se compra o ticket em máquinas automáticas espalhadas na rua. Adentramos o busão com aquela de turista normal. Subiu um guardinha e p falou qq coisa pra gente em italiano e mostramos o ticket pra ele. Depois ficamos sabendo que precisava validar o ticket dentro do ônibus (ou tram), se não tu paga multa. Daquela vez não pagamos, mas fica a dica. Não tivemos incidentes e chegamos ao nosso B&B: quarto com banheiro compartilhado, mas apenas com mais um quarto e nunca vimos os seres ao lado. A dona do lugar disse que estaria todo dia de manhã no apartamento para arrumar o café, mas tb nunca vimos. Como as coisas ficavam na cozinha mesmo, a gente preparava o café e ainda fazia o lanche da tarde...hehe. Naquele dia nem descansamos. Tomamos banho e partimos pra rua. Aqui vale um parênteses: na minha mala eu tava carregando os três vinhos gregos comprados em Olympia, e na mochila a máscara de Veneza, ainda inteira. Consegui essa proeza.
Largo di Torre Argentina

Arco de Constantino ao fundo

Foro Romano

Não lembro muito o que fizemos por dia, mas darei uma visão geral do que pode ser feito. A gente comprou um passe de transporte de três dias (ficamos quatro lá) que dava direito a usar o que quiser. Pegávamos o tram até um ponto da cidade, andava por lá, e depois tram de volta pra casa. Gosto muito desse esquema. Pontos obrigatórios: coliseu (apesar da fila imensa que pode ser pulada com o boleto turístico, mas para mim não estava à vendo quando fui lá), foro romano que fica do lado e o palatino (museu capitollini tb fica perto), o panteon (onde tá o túmulo de Rafael), piazza Navona, Espagna e Venezia, o monumento a Vitorio Emanuel, a Fontana di Trevi (tanto à noite quanto de manhã; não esqueça de fazer o seu pedido).
Fontana à noite
Fontana di Trevi - meu pedido e a moeda de 5 centavos

Coliseu
Vá ao museu do Vaticano, simplesmente vá, mas compre o ingresso pela internet e evite filas. Estando por lá, visite a praça e a Basílica de São Pedro, que é de graça, mas tu passa pelo raio-x. Se quiser pague para subir na torre, mas não acho interessante. Você terá uma ótima visão subindo o Castelo San Angelo, que é ali perto e dá pra ir andando. Gostei bastante do castelo, o meu primeiro verdadeiramente medieval. Também pode ir a parte alta de Trastevere, onde você encontrará a estátua e os restos de Anita Garibaldi e uma ótima vista de Roma.
Museu do Vaticano - Ala dos tapetes
Castelo de Sant Angelo

No terraço do castelo e a Basílica de São Pedro ao fundo

Basílica de São Pedro
No alto de Trastevere
Estátua de Anita Garibaldi
 Para comer e beber. Coma bastante massa e pizza. Saladas de entrada. Vinho da casa. Ótimos e baratos. Atenção: por mais que a pizza seja grande, italianos fazem cara feia quando pedimos pizza para dividir. Já que o assunto é comida, vamos aos causos. Primeiro, quando chegamos à Roma, a grana tava curta. Passamos a comer pizzas ou paninis das barraquinhas de rua na hora do almoço, que custavam apenas 4 euros. Posso dizer que almocei nas escadas do museu do Vaticano, antes de ser expulsa como todos que estavam lá. Não comam a de salmão defumado, me deu piriri

Panini na escada do museu do Vaticano.

Ainda na pizza, fomos uma noite aproveitar a tão famosa noite de Trastevere. Entramos numa pizzaria e fizemos o nosso pedido (uma pizza pra mim e um calzone pra Larissa, e uma jarra de vinho da casa). Quando fomos ver, o vinho foi tirado de uma máquina parecida com uma chopeira; estranho, mas nd demais. Qdo olhamos pra cima vimos duas caveiras: uma ‘normal’ e outra fumando um baseado....bizarro! Como já tínhamos feito o pedido, lá ficamos. Pelo menos a comida tava gostosa e o vinho era bom.

Na frente, a máquina do vinho da casa. Ao fundo as caveiras e o baseado.

No último dia, estávamos duras. Eu tinha apenas o dinheiro do taxi e do quarto. Larissa nem isso tinha. Resolveu ir ao Santander para sacar dinheiro. Foi uma saga chegar até lá, já que ficava no subúrbio. Como era o nosso quarto dia, o nosso passe do transporte tb não valia mais. Resultado, demos calote mesmo...Chegando no banco, fomos informadas que a rede é diferente e não poderíamos fazer o saque. Acabou que ela conseguiu sacar num caixa eletrônico mesmo.

Bônus: três cofrinhos aleatórios na saída da igreja
Detalhe: nesse dia acordamos com a cidade cheia de policial pelas ruas. Houve uma manifestação de estudantes, que atacaram o ministério da Educação que ficava bem perto da gente, e depredaram vários caixas eletrônicos. País de cultura latina é assim mesmo. À noite queríamos comer algo bom e saímos à procura de um restaurante que aceitasse cartão de crédito. No primeiro, nos atendeu uma senhorinha que era ríspida, mas nos tratou que nem vó. Quando perguntamos se aceitava cartão, falou que não. Fomos então a um outro, que por sorte nos atendeu um italiano que tava aprendendo português! Fomo muito bem atendidas, ganhamos shot de limonccelo e grappa, bebidas locais. Pedi o melhor risoto da minha vida. Foi uma ótima despedida da Itália.
O melhor risotto da minha vida

E por que não gosto da Itália: Seu povo é muito ríspido! A galera fala contigo em voz alta, balançando as mãos. Eles balançam as mãos até falando no telefone. A gente levou fora do motorista do buzão, da senhorinha do castelo de San Angelo, os adolescentes ficavam apontando pra gente e rindo, parecíamos que éramos ETs. Além da bagunça que brasileiro faz em tudo quanto é lugar. Tinha vezes que eu falava com Larissa em inglês para não reconhecer a gente como brasileira. Voltaria pra lá? Claro, a comida é boa, os lugares são interessantes, respira história. Mas não combinaria com a Grécia de novo. Muita ruína, coisa quebrada junta. Ah sim, a máscara de Veneza, que me deu tanto trabalho pra carregar, esqueci no B&B. Mandei email pra dona e ela até enviaria pra mim, mas custaria 100 euros, pra algo que paguei 10 euros. Então, se vc passar em Veneza, compre uma máscara de carnaval pra mim!

Comentários