Cruzando as Ilhas Gregas

Eu não acreditava, mas consegui voltar das férias! Por pouco não fiquei por lá...(joke)
Acreditava que por estar de licença médica conseguiria adiantar as postagens do blog, mas me enganei. Bom, cá estou depois de mais uma aventura (que será postada algum dia) e pronta para contar um pouco sobre o meu sonho n° 1: fazer o cruzeiro pelas Ilhas Gregas! Não foi como eu sempre imaginava, de lua de mel, mas todos os lugares que visitei superaram e muito as minhas expectativas.

Mykonos

A primeira parada: a ilha das casinhas brancas, dos moinhos e das praias aka Porto Seguro. O primeiro passeio que fizemos foi a Ilha de Delos, conhecida por abrigar o Templo de Apolo e o Oráculo de Delfos. O mar sacudia muito e mareei bastante (nesses primeiros dois dias de viagem enjoei muito). Foi bem legal andar pela ilha, que mais parecia um museu à céu aberto. Depois andamos pelo ‘centro’ de Mykonos e suas ruelas. Fomos à praia (Super Paradise) de táxi e lá ficamos relaxando. Vale notar que lá possuem aqueles quiosques gigantes, muito parecidos com os de Porto Seguro, com música tocando e bailarinas incentivando a galera dançar! Na volta, passamos nos moinhos, quase ao pôr-do-sol, e foi muito bacana o visual de lá.
Ilha de Delos
Moinhos
Vista do Porto
ruelas do centro














Santorini
O famoso teto azul
Acredito que seja a maior das ilhas gregas, pois até aeroporto tem. A logística pra lá foi um pouco complicada, e acabou que não conseguimos fazer muitos passeios. Primeiro, vc precisa subir até a cidade, já que o porto fica na parte de baixo. Há duas opções: o funicular ou o tradicional burrinho. Eu optei pela primeira opção. A cidade é conhecida pelas casinhas brancas e telhados azuis, muito lindos. Fomos primeiro a um convento, que ficava um pouco longe do centro. Dali partimos para o passeio ao vulcão de Santorini. Na verdade, toda a cidade é o vulcão, mas existe a caldeira que vc consegue caminhar sobre (a cratera fica submersa). Pegamos um saveiro e partimos para a trilha. Existem uns buracos em que vc coloca mão e consegue sentir os vapores vulcânicos...Nesse dia, foi somente isso que conseguimos fazer.
Vista do funicular
Convento


Para chegar ao vulcão, só de barco
as lindas ruelas gregas
Um ponto de ônibus grego



Uma das chaminés do vulcão. Vapor quentinho...










Olympia (ou Katakolon)

Foi uma das grandes surpresas nesse passeio. Essa ilha foi berço dos jogos olímpicos da antiguidade, possuindo ainda o estádio de atletismo. Também possui o templo de zeus que abrigou a famosa estátua gigante de Zeus (obviamente ela não existe mais). Alugamos um carro e, por incrível que pareça, foi muito fácil dirigir por lá. Depois da visita à antiga Olímpia, fomos ao museu arqueológico. A nossa última para foi na vinícola Mercury. Um dos melhores vinhos que já tomei. A degustação durou muito tempo, porque dividimos uma mesa com alguns americanos e eles ficaram ostentando...Ah sim, lá tinha o pavão de estimação da família. Larissa saiu de lá trocando as pernas rsrs. Ainda bem que era eu quem estava dirigindo. De bônus passamos ainda na praia da Renata (Renata beach), que tem pedrinhas ao invés de areia, bem ao lado do porto. O fim do dia curtimos no porto, tomando uma dose gigante de Oozo com amendoim. Larissa não curtiu muito e acabei tomando o resto do copo dela... :p
Centro arqueológico de Olympia
Mais uma homenagem a mim (quer dizer Deusa Nike)


Templo de Zeus



O estádio olímpico (e eu fingindo que tava correndo... :/)

Museu arqueológico


Vinhedo Mercury
As 'poucas' garrafas da degustação.
No vinhedo Mercury

Praia da Renata




Mais centro arqueológico











































Corfu (ou Kerkyra)

Foi uma das maiores ilhas que visitamos. Aqui tb alugamos um carro para fazer os passeios. A primeira parada foi o Mosteiro Bizantino de Theotokos, que fica em Paleokastritsa. Muito bonito, com alguns itens da Igreja sendo exibidos. Também possui uma linda vista da praia, que foi o último ponto que Ulisses Parou na Odisseia de Homero.
Mosteiro Bizantino
Eu, o gato e a linda vista do mosteiro
Pátio interno do mosteiro




De lá fomo à praia de Glyfada. Renovadas pelo mar, a próxima parada foi o Alchilleon, palácio construído pela princesa Sissi (a mesma da Áustria) como ‘casa de Veraneio’. Aqui cabe uma ressalva; chegamos lá com o carro na reserva. Ainda não tínhamos visto um posto sequer, o que nos rendeu alguns momentos de tensão após esse passeio. Como o próprio nome diz, o Alchilleon foi construído para homenagear Aquiles, o herói favorito de Sissi. Existe uma estátua gigante dele no jardim, em pose imponente, ‘guardando’ a casa. Na hora da volta, tivemos o problema do combustível por alguns minutos. Logo depois achamos um posto, que nos salvou. O problema foi achar de novo o porto. Não havia nenhuma indicação de ‘port’ ou ‘corfu’. Fomos subindo, as ruas se estreitando e nada de chegar a lugar algum. Quando estávamos quase entrando na casa dos outros, paramos para pedir informação a uma velinha...óbvio que ela não falava inglês e nem entendeu o que a gente falava. Mas mesmo assim prestou mó atenção e começou a falar em grego com a gente, o que tb n entendemos...bom, resolvemos voltar pelo caminho que viemos e conseguimos informações em um restaurante. O certo era seguir para kerkyra (o centro da cidade), o que a gente já tinha visto milhões de vezes nas placas...hahaha. Acontece.
Paleokastritsa
Praia de Glyfada 












Passamos ainda na vila Kanoni. Dali tem-se uma bela visão do mar e do Mosteiro Vlaherna e a lendária pedra verde, o Pondikonisi, onde o barco de Ulisses estaria petrificado. O último ponto que conhecemos foi o Palácio Mon Repos, que serviu por um tempo como casa de verão dos governadores britânicos. Por fim, devolvemos o carro e ficamos dando voltas na cidade até dar a hora de voltarmos para o barco e prosseguirmos com o cruzeiro. Estávamos deixando a Grécia de vez, rumo à Croácia.
Alchilleon e Aquiles 'caído'
pátio do Alchilleon
Cidade antiga de Corfu


Mansão de Mon Repos



Vila Kanoni





Comentários